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As melhores dicas para uma pele saudável

Pele

A pele é o maior órgão do corpo. Quando saudável, as suas camadas trabalham duro para nos proteger. Mas quando está comprometida, a capacidade da pele de trabalhar como barreira eficaz é prejudicada. Encontrámos, portanto, as melhores formas de melhorar a saúde da pele para a apoiar na manutenção do seu papel protetor.

A tua pele é a janela para o teu corpo que revela as histórias da tua vida. Desde os ataques de acne durante a sua adolescência até ao brilho radiante da gravidez e as manchas solares do envelhecimento, tanto a sua idade como a sua saúde se refletem na sua pele.

A pele tem muitas funções, tornando-se o multitarefas Supremo do corpo humano. Seu papel mais importante é ser a primeira linha de defesa entre nossos corpos e o mundo exterior, protegendo-nos de bactérias, vírus, poluição e substâncias químicas que encontramos no local de trabalho e em casa com os produtos para a saúde da pele.

A pele regula a temperatura do corpo, mantém o equilíbrio de fluidos e controla a perda de umidade. Ela também atua como uma barreira e absorvedor de choque, reconhece sensações de dor para nos alertar para o perigo, e nos protege contra os raios ultravioleta (UV) nocivos do sol.

Muitos factores afectam a sua pele. Genética, envelhecimento, hormônios, e condições como a diabetes são fatores internos que afetam a pele. Alguns deles você não pode influenciar, mas há muitos fatores externos que você pode.

Os influenciadores externos, como a exposição ao sol desprotegida e a lavagem com demasiada frequência ou com água demasiado quente, podem danificar a pele. Uma dieta pouco saudável, estresse, uma falta de sono, não exercício suficiente, desidratação, fumar, e medicamentos particulares podem todos afetar a capacidade da pele para operar como uma barreira de proteção eficaz.

Há uma indústria multibilionária dedicada a produtos que mantêm a sua pele olhando para o seu melhor, e que afirmam lutar contra sinais de envelhecimento. Mas os hidratantes só vão fundo na pele, e o envelhecimento desenvolve-se a um nível celular mais profundo.

O que você come é tão importante quanto os produtos que você coloca em sua pele. A sua dieta pode melhorar a sua saúde da pele de dentro para fora, por isso uma pele clara começa com uma dieta saudável.

Aqui estão alguns alimentos que foram reconhecidos pela pesquisa como sendo saudável para a pele.

As mangas contêm compostos com propriedades antioxidantes. Estes compostos ajudam a proteger os Componentes da pele, tais como o colágeno.

Os tomates têm benefícios para a prevenção do cancro da pele. Um estudo realizado em ratinhos revelou que o consumo diário de tomate diminuiu o desenvolvimento de tumores de cancro da pele em 50% após a exposição à luz UV.

A investigação mostrou que a incorporação de pasta de tomate nas suas refeições pode ajudar a proteger contra queimaduras solares. Após 10 semanas, as pessoas que consumiram 40 gramas de pasta de tomate por dia tiveram 40% menos queimadura solar do que o grupo de controle.

Pensa-se que o licopeno, o pigmento responsável por dar aos tomates a sua cor vermelha profunda, desempenha um papel no efeito protector dos tomates contra os danos UV.

O azeite está associado a um menor risco de fotoaging facial grave — ou seja, danos cumulativos na pele que incluem rugas, manchas escuras e descoloração, que resultam da exposição solar a longo prazo.

Os flavanóis de cacau encontrados no chocolate escuro podem melhorar a estrutura e a função da pele. Os cientistas descobriram que os flavanóis de cacau diminuíram a rugosidade e a escala na pele, aumentaram a hidratação da pele, e ajudaram a suportar as defesas da pele contra danos causados pelos raios UV.

Chá verde foi amarrado a muitos benefícios da pele. Compostos encontrados em chá verde chamados polifenóis rejuvenescem células da pele moribundas, o que sugere que eles podem ser úteis para curar feridas ou certas condições da pele.

Tem mostrado resultados promissores como um tratamento potencial para doenças da pele como psoríase e caspa. Manchas de pele seca, flácida e vermelha muitas vezes aparecem nestas condições — geralmente como resultado da inflamação e da superprodução de células da pele. Chá verde pode retardar a produção de células da pele e suprimir a inflamação.

Chá branco tem propriedades anticâncer e antienvelhecimento. Um estudo indica que alguns ingredientes no chá branco pode proteger a pele do estresse oxidativo e lesões das células imunitárias.

A couve é uma das melhores fontes de luteína e zeaxantina. A luteína e a zeaxantina podem proteger contra lesões cutâneas induzidas pela luz, especialmente dos raios UV.

Omega-3 encontrado em peixes oleosos, nozes e sementes de abóbora ou óleos, tais como óleo de linhaça e óleo de milho, pode impedir a secura e a descamação da pele.

Soja pode ajudar a melhorar os pés de corvo rugas na pele que aparecem no canto exterior dos olhos em mulheres menopáusicas.

Nunca confies em alimentos para te proteger do sol. Para se proteger da exposição ao sol, use sempre Protector solar com um SPF de pelo menos 15, procure sombra entre as 10h e as 14h, e use roupas que cubram a sua pele e um chapéu de abas largas.